Amanda que manda..

               No discurso, os governantes e seus ministros de estado e secretários da área da Educação são excelentes pregadores em defesa de uma Educação de qualidade para todos. No discurso, somente. Na prática, o que se verifica é o descaso. Uma ou outra medida positiva acaba se perdendo em função dos problemas estruturais, especialmente em relação à baixa remuneração.

      Esta situação se reproduz em quase todo o Brasil, com algumas exceções, onde os governos pagam um pouco melhor aos professores, mas mesmo nestes locais, se compararmos os salários de outras carreiras com a mesmo exigência de formação acadêmica veremos que o magistério sempre leva a pior. 

                  A hipocrisia neste caso está na fala dos governantes, dos parlamentares, de juízes, em favor de uma educação de qualidade como condição essencial para reduzir a desigualdade social, para retirar os jovens e adolescentes do tráfico de drogas, enfim, para que o país se desenvolva oferecendo oportunidades para todos. Mas, na prática não é isso o que se verifica. 

     Devemos lutar por direitos que garanta a  inclusão de todos a um ensino de qualidade, valorizar a profissão de educador que  é a raiz da formação intectual da sociedade.