O que sente uma criança que sofreu abuso sexual?
Quando criança o mundo é simplesmente uma grande fantasia, o olhar, o sorriso é própria inocência, não existem maldades, a não ser os dos contos de fadas, a tal bruxa...
Mas, de repente alguém cruel muda tudo e transforma as bruxas algo tão real que certamente destrói qualquer possibilidade de confiança.
A sensação de nojo correr pelas veias, o medo é a principal companhia, a desconfiança é constante, a revolta é permanente, para vida toda. Naquele momento em quem confiar.
O tempo passar, a sensação de impunidade é constante, o que fazer. Deixar de lado uma historia que deixou marcas para o resto da vida?
O que devemos fazer quando uma criança for abusada sexualmente?
- Se a criança falar a respeito do abuso, escute-a, e leve-a a sério. As crianças pouquíssimas vezes inventam histórias de abuso sexual.
- Se você estiver alarmada ou sente vergonha, não demonstre à criança, pois ela se sentirá mais afetada ainda.
- Não pressiona. Apoie a criança evitando gestos, perguntas ou pré-julgamentos que a façam sentir-se ainda mais angustiadas ou culpadas.
- Se o menino ou menina decide falar, anime-o e mostre confiança para que diga a verdade e fale com liberdade. Não a julgue, nem a faça sentir-se culpada.
- Solicite apoio a algum especialista para ajudar a criança e também à família para saber como tratar do problema.
- Prepare a criança para essa ajuda. Explique que terá que conversar com outras pessoas sobre o acontecido. E que tudo será bom para ela.
- Deve-se denunciar às autoridades, a pessoa que abusou sexualmente da criança.
- Comunicar os serviços sociais.